América EUA O que fazer em Washington DC Viagens Washington

Library of Congress

11 de novembro de 2016

A Library of Congress (Biblioteca do Congresso) a primeira vista pode soar como um passeio que não seja interessante para pessoas que não são viciadas em leitura como eu. Mas é uma grata surpresa e uma jóia no coração de D.C. Localizada em frente ao Capitólio é definitivamente um must see na cidade.

A biblioteca serve como fonte de pesquisa para o Congresso americano mas também é considerada uma biblioteca nacional. É a instituição federal cultural mais antiga dos Estados Unidos. Detém o título de Maior Biblioteca do Mundo e na sua coleção há materiais do mundo inteiro em aproximadamente 450 idiomas (fonte: Wikipedia).

A biblioteca que inicialmente era localizada dentro do Capitólio, teve sua coleção inicial totalmente perdida num incêndio provocado pelos britânicos na Guerra de 1812. Então para tentar reparar o dano, o Congresso autorizou a compra do acervo pessoal do ex-presidente Thomas Jefferson que tinha em sua casa nada menos que 6487 livros. Eu daria tudo para ter uma coleção de livros assim… Parte dos livros originais de sua coleção pode ser vista numa exibição no local.

A sala principal onde os livros podem ser acessados só pode ser vista do alto e por no máximo alguns minutos. A fila é grande e você tem de ser ninja para tirar fotos do maior número de detalhes possível com gente atrás de você querendo que você saia logo do caminho para eles também tirarem fotos. Por morar em DC eu visitei a Biblioteca várias vezes então consegui ir em dias que estava vazio. Como sei que na maioria das vezes este não é o caso, aconselho a visitar o local ou na baixa temporada ou se for na alta tente ir á Biblioteca logo pela manhã.

A arquitetura do local é estupenda e os afrescos, pinturas, adornos e tudo o mais são de uma beleza imensurável. Cada parede, teto, canto tem um detalhe e tem um motivo para estar ali. Se possível faça o tour guiado (e caso seu inglês permita) pois nele você entenderá o motivo de cada pintura ou estátua.

De acordo com a Wikipedia a Biblioteca tem hoje mais de 32 milhões de livros catalogados e materiais impressos. Entre estes documentos é possível ver ao vivo e a cores o esboço da Declaração de Independência dos Estados Unidos (original claro) e também uma cópia das únicas três existentes até hoje da famosa Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso em larga escala da história. A bíblia começou a ser impressa em 1450 e o projeto foi finalizado em 1455. Acredita-se que na ocasião foram impressas 180 copias. Só de ver este artigo já vale toda a visitação (para mim que sou uma leitora ávida… claro).

A Library of Congress está localizada em frente ao Capitol Building e pode ser acessada pelo estação do metrô Capitol South (linhas laranja, prata e azul). Esta aberta á visitação de segunda a sábado das 8:30 as 16:30. Fechada apenas no Thanksgiving, Natal e Ano Novo.  Por abrir antes da maioria dos locais de D.C vale a pena começar o dia bem cedinho por ela. Entrada grátis.

Caso já tenha visitado ou pretenda visitar a Library, deixe seu comentário abaixo,

Até o próximo post  =o)

 

 

 

Compartilhe

Por Érica Brasilino

3

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário

3 Comentários

  • […] cafeteria caso você queira fazer uma refeição rápida. É possível também acessar o prédio da Library of Congress por dentro do Capitólio. Há um túnel que liga os dois prédios que estão localizados um de […]

  • […] maior biblioteca pública dos EUA (perde apenas para a Library of Congress aqui em Washington), essa biblioteca é casa de 53 milhões de artigos entre livros, revistas, […]

  • […] Library of Congress […]