Documentação de Viagem Outros

O que é um visto?

27 de setembro de 2016

Visto é uma autorização de entrada/saída para um determinado país. Cada país tem suas leis de visita e imigração, portanto cada lugar neste mundão que você decidir visitar, seja a trabalho, turismo, negócios, estudos, tratamento médico, etc, você deve primeiramente verificar qual a documentação necessária para se aventurar em terras longínquas e estrangeiras antes mesmo de fechar o pacote com a agência de viagens. Os Estados Unidos como todos sabem requerem visto de entrada para turistas já a Arábia Saudita requer visto de saída do país para qualquer estrangeiro. Besteira? Desnecessário? Não! Apenas siga as leis de cada lugar e abrace a diversidade neste planeta chamado Terra.

Entrar num país sem visto ou usar um visto de turismo para arrumar emprego é ilegal. A pessoa que assim o fizer está sujeita a ser presa e deportada e muitas vezes proibida de retornar a aquele país para sempre. Então evite dores de cabeça internacionalmente e cumpra á risca as regras do visto que você tiver para qualquer lugar que você viajar.

Existem vistos de inúmeras categorias, porém as mais comuns são: diplomático, turismo, negócios, trânsito, tripulante, investidor, estudante, trabalho, atleta e religioso. Para cada tipo de viagem, cada país tem autonomia para determinar qual o tipo de visto é necessário para cada solicitante. E para cada tipo de visto, há documentações diferentes a serem apresentadas no Consulado e/ou Embaixada. Verifique com antecedência quais documentos irá precisar.

Não é necessário o uso de despachante para a grande maioria dos vistos. Tenho vistos dos EUA, Canadá e Togo e não utilizei em nenhum destes processos o uso de terceiros. Preenchi os formulários sozinha e fiz as entrevistas por conta própria. Todas as informações estão disponíveis aí na internet para todo mundo e não é nenhum bicho de sete cabeças. Agora se você tem dinheiro sobrando e não tem paciência de procurar informações ai são outros quinhentos.

Um grande mito sobre este mundo dos vistos é a recusa. Quais motivos levam um cônsul a negar um visto? Na grande maioria das vezes a falta de atenção dos solicitantes na hora de preencher o documento, a falta de verdade nas respostas (considerada fraude consular), falta de provas sobre os laços do solicitante com o país dele de origem, ausência de fundos financeiros para o custeio da viagem, falta de motivo aparente para a viagem são alguns dos motivos mais comuns para a recusa.

A pessoa que tem o visto negado não esta proibida de tentar o visto novamente, mas o consulado pode solicitar um tempo mínimo de seis meses a um ano para que o solicitante faça a entrevista de novo. Fique atento a esta informação caso seu visto seja negado.

Este post é apenas um resumo do que é um visto, quais tipos de vistos existem e motivos de recusa. Outros motivos para recusa podem surgir, cada caso é um caso.  Pense e planeje com atenção sua viagem internacional e analise bem qual o tipo de visto você precisará. Taxas de visto não são reembolsáveis caso você solicite um visto de turismo e decide que precisa mesmo é de um de estudante. Fique atento!

Caso tenha dúvidas ou comentários deixe seu relato na caixa abaixo,

Até o próximo post  =D

 

 

 

 

 

Compartilhe

Por Érica Brasilino

2

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Karine Ramos
    27 set 2016

    Adorei. Vou tirar agora meu primeiro passaporte não entendia nada rs.
    Já me esclareceu muitas dúvidas.