América EUA O que fazer em Washington DC Viagens Washington

Monumentos do Tidal Basin

28 de junho de 2016

O Tidal Basin é um lago feito parcialmente pelo homem e pela natureza. Encontra-se entre o Rio Potomac e o National Mall. Famoso por ser o local onde é celebrado o Festival das Cheery Blossoms e por ser também o lar de alguns monumentos em D.C. Você pode acessar o lago pela estação Smithsonian do metrô (linhas laranja, azul e prata) ou se você já estiver caminhando pelo National Mall é mais fácil acessar por trás do DC War Memorial onde há um ponto de travessia de pedestres.

Vindo do National Mall assim que cruzar a Avenida Independence, a sua direita há o Martin Luther King Jr Memorial Visitor Center. Você pode comprar lembrancinhas de Washington e também é o único local onde há banheiro público nessa área. Aconselho veementemente utilizar os banheiros, mesmo que não esteja com vontade. A caminhada pelo lago é de aproximadamente 3.5km. A vista é tão bonita que você nem sente mas acredite, no final dessa rota você estará bem cansado.

A entrada do lago neste ponto se dá pelo  Martin Luther King Jr Memorial. MLK foi o primeiro negro americano a ter um memorial erguido no National Mall. Ele também é um dos únicos homens honrados no Mall que não foi presidente dos EUA. A história  dele se mistura com a história do país e de Washington, fazendo deste um ponto de peregrinação dos afro americanos. Vale a visita.

Fui num dia muito frio em abril, durante a semana, estava vazio. O que é uma maravilha pois deu pra ver tudo com calma. Além do memorial, há inscrições nas paredes com frases de impacto ditas por ele quando o mesmo lutava pelo movimento dos Direitos Civis.

Continuando nossa caminhada, pelo lado direito do monumento circulando o lago, o próximo monumento é o meu favorito de todos em DC (desculpem me os adoradores de Lincoln e Washington…), chegamos ao Franklin Delano Roosevelt memorial.

Este memorial é o maior em extensão de DC. O incrível é que este presidente não queria nenhum memorial para ele. FDR foi o presidente americano que ficou por mais tempo no poder, quatro mandatos no total de 12 anos. Curiosamente FDR era portador de necessidade especial por isso ele está sentado no seu memorial. FDR foi presidente durante a Segunda Guerra Mundial e durante a Grande Depressão, quando os EUA passaram por uma de suas maiores crises econômicas. A segunda foto acima mostra a fila de pessoas que se formavam todos os dias em locais designados pelo governo para a distribuição de rações alimentares. Muitas vezes essa era a única refeição do dia para essas pessoas e suas famílias. Pra mim é uma das fases mais interessantes da história  americana, vale a pena pesquisar a respeito. FDR é citado pelas escolas americanas como um dos 3 presidentes mais importantes dos EUA ao lado de Lincoln e Washington.

Continuando nossa caminhada pela margem direita do lago, chegamos ao George Mason Memorial. Vou falar a verdade… eu nunca tinha ouvido falar deste senhor… descobri que ele é considerado um dos Founding Fathers (grupo de pessoas que declararam a Independência dos EUA contra a Inglaterra e fundaram os EUA, somente isso!!!). Ele também foi o responsável por escrever a primeira Bill of Rights do estado da Virgínia que seriam os direitos dos cidadãos deste estado e que depois seria o ponto de partida para o Bill of Rights do novo país livre os EUA. Ou seja o cara é muito importante sim e por isso merece o memorial.

E por fim mas claro não menos importante chegamos ao Thomas Jefferson Memorial. Ele que foi o principal autor da Declaracão de Independência dos EUA e conhecido como o presidente 1,2,3 de acordo com os docentes. Ele foi o primeiro secretário de Estado, o segundo Vice Presidente da história americana e o terceiro Presidente. O memorial dele é bem bonito e se você visitar durante o festival das cerejeiras é mais lindo ainda.

Quando for passear pelo Tidal Basin lembre de ir com tênis confortáveis, levar água e protetor solar caso seja verão. A caminhada é longa. No dia que fiz esta caminhada foi o dia mais cansativo dos meus dias de turista por aqui. Andei quase 10 kilometros pois não está tão perto assim do metrô e se você unir este passeio ao National Mall pode ter certeza que no final do dia você estará autorizado a comer um Big Mac.

No próximo post vou falar sobre o Festival das Cherry Trees no Tidal Basin.

Até lá 🙂

Compartilhe

Por Érica Brasilino

1

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • […] próximo post vou falar sobre os monumentos que estão no Tidal Basin e são acessíveis pelo National Mall a […]