Estilo de Vida Outros

Como enviar dinheiro entre o Brasil e os EUA?

10 de novembro de 2017

Quem é meu amigo e acompanha o blog sabe que eu comentei neste post aqui que eu mantenho a minha conta aberta no Brasil e tenho vida financeira normalmente nos dois países. Hoje explico sobre como faço as transações entre as duas contas e como pago taxas menores por elas.

Para pagar contas no Brasil, todos os meses eu preciso transferir dinheiro do Chase daqui para o Citibank aí. Eu utilizo o Transferwise. Antes de usar, eu havia pesquisado sobre a Western Union, que é uma das instituições mais famosas no mundo, para o envio de dinheiro internacionalmente; já tinha conversado com o gerente da minha conta no Brasil e com a gerente da minha conta aqui e tudo era muito caro. Só para ter uma ideia, para enviar dinheiro do Brasil para cá, eu pagaria em média a partir de R$50 reais por operação, e o caminho inverso sairia por aproximadamente U$50 (valores de agosto de 2016). Sem contar que quanto maior o valor a transferir, maior a taxa de IOF e afins.

A salvação surgiu num post da minha amiga Cibelle que mora na Inglaterra. Por aquelas bandas ela estava usando o Transferwise e eu então decidi testar. Baixei o App e me cadastrei. Não vou mentir porque este post não é pago como 90% dos posts a respeito do App que li pela internet. Não foi fácil cadastrar. Na verdade, foi um perrengue absurdo. Tudo porque tive de entrar em contato com o Citibank e descobrir um tal de um número IBAN que seria o número da minha própria conta, porém para transações internacionais. Após quase meia hora com o atendente na linha que também nem sabia o que era o IBAN, tive de pedir para ele esperar enquanto eu testava as informações que ele me passou. O engraçado foi que os dados da conta americana foram super fáceis de inserir no App, claro que a burocracia/dor de cabeça ia rolar do lado do Brasil. Mas após uma longa tentativa, finalmente consegui cadastrar tudo. Fiz um teste e enviei 10 reais para os USA e 10 dólares para o Brasil. O App dizia que em até 5 dias o dinheiro chegaria, mas em todas as minhas transações o dinheiro chegou no dia seguinte. Claro que sempre transfiro com uma janela de tempo o suficiente para pagar contas sem atraso. Mas o sistema nunca falhou e as taxas são muito baixas.

Após inserir todos os dados, fica tudo salvo no App e todos os meses eu volto lá para transferir, e em menos de 3 minutos envio dinheiro entre os dois países por um valor decente e sem pagar taxas de IOF e ou conversão. Mas como isso é possível? Porque os caras que desenvolveram o App (os mesmos por trás do Skype) tiveram uma sacada genial. O dinheiro na verdade nunca sai do país. Eles encontram pessoas no sistema que precisem por exemplo receber dinheiro nos EUA quando eu preciso enviar para o Brasil. Dai eles cruzam essas informações e quando eu envio daqui para o BR, o meu dinheiro é enviado para a conta da Transferwise aqui e o mesmo acontece no BR com alguém que precise enviar para cá. Como o valor não cruza fronteiras, ele é apenas enviado entre bancos dentro do mesmo país. Não me pergunte como, deve rolar uma matemática absurda nesse esquema (hellloooo eu sou de humanas!!!), mas o que importa é que eu nunca paguei mais de U$5 para enviar dinheiro para o BR, e isso me deixa muito feliz.

P.S: As transações que faço todos os meses são entre USAxBR e ou BRxUSA. Envio da minha conta pessoal americana para a minha conta pessoal brasileira e vice e versa. Nunca enviei para outros países além dos Estados Unidos ou para terceiros. Uma vez que o dinheiro chega na minha conta no BR eu faço transferência/DOC se necessário ou pago contas normalmente pela internet banking. Caso você tenha alguma dúvida referente a pagamentos para terceiros e em outros países que não sejam os EUA, aconselho entrar em contato com a Transferwise diretamente. Também nunca efetuei pagamentos de boletos para mandar dinheiro, apesar de ser uma opção no site/app, então não tenho como explicar sobre como funciona essa parte do sistema.

 

 

Compartilhe

Por Érica Brasilino

6

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário

6 Comentários

  • John
    22 nov 2017

    Olá, estou pesquisando sobre o assunto e queria te perguntar se vc conhece como funciona as transferências pelo BB Americas, lá dizem q o valor do cambio é comercial e só cobram o IOF de 0.38% para transferências feitas entre BB e BB Americas. Enfim, minha pergunta e se vc conhece e caso conheça, mesmo assim o Transfer Wise é mais vantajoso?

    • Érica Brasilino
      22 nov 2017

      Oi John tudo bem?
      Eu tive conta no Banco do Brasil e lembro que o gerente na época me explicou que indiferente de você ter uma conta no mesmo banco só que em países diferentes, você está sujeito as taxas de remessa de dinheiro internacional. Pelo o que entendi, os 0,38% de taxa de transferência seria apenas se você fizesse a transação para outra conta do BB no Brasil. Tanto deve ser que no site do próprio BBAméricas eles mencionam a taxa de U$20 para transferências internacionais para o BB ai. Você pode ver essa info no site http://www.bbamericas.com/br/solucoes-pessoais/tabela-de-tarifas
      De tudo o que pesquisei até hoje, o Transferwise é sem dúvidas a melhor opção para a minha necessidade. Minhas transferências variam muito de valor mês a mês, mas nunca foi um valor absurdo. A maior taxa que já paguei foram U$15 mas isso foi uma única vez, na maioria das vezes minhas taxas são de U$3 a U$5.

    • John
      22 nov 2017

      Érica, obrigado pela resposta. Tive olhando novamente o site do BB Americas e confesso que achei difícil achar algo falando que a tarifa não é cobrada. Talvez estejam de mudança nas formas de funcionamento. Tanto é q o link que vc postou falava “Efetivo a partir de 1 de dezembro, 2017”.
      Acabei encontrando aqui http://www.bbamericas.com/br/saiba-mais (Clicando em ) Saiba como (depois ) Como Enviar Transferências para o Brasil, lá tem o seguinte texto:
      Instruções sobre como enviar remessas de sua conta BB Americas, sem tarifas para o Brasil, no banco BB S.A. Ou seja, ainda existe o sem tarifas, mas já não sei se será somente até primeiro de dezembro.
      Quando li a tarifa no link que você mandou, imaginei que talvez se tratasse de transferências entre titulares diferentes das contas. Mas pela dificuldade em encontrar a info de que BB -> BBA e BBA -> BB seriam gratuitas, acho q tem realmente grandes chances de não serem mais.

      • Érica Brasilino
        23 nov 2017

        John pelo o que eu li ultimamente sobre o assunto, o governo brasileiro está inclusive de olho no Transferwise porque eles sabem que estão perdendo dinheiro de taxas, uma vez que cada dia que passa um número muito grande de pessoas estão usando o app. Eu acho muito dificil você conseguir enviar dinheiro de um banco no BR para um banco aqui sem pagar taxas. Se você descobrir, por favor me avisa, porque eu preciso fazer este processo todos os meses e até hoje o mais fácil e indolor é o Transferwise. No início eu tinha muito medo de usar e ser um esquema e perder dinheiro, mas confesso que uso a mais de um ano e meio e nunca tive problemas. Olha eu não recebo um centavo para falar deles, meu blog não é patrocinado e eu não vivo do blog. Se você precisar transferir dinheiro e tiver conta nos dois países eu te aconselho a usar o app.
        Um abraço

    • John
      23 nov 2017

      Mandei e-mail ontem pro BB Americas e me responderam o seguinte:

      As remessas feitas entre BB S/A – BBA são gratuitas (pagando somente o IOF do BB S/A), ate que seja mudado. Não ha no momento nenhum estudo ou plano que venha alterar essa condição.
      Mas salientamos mais uma vez que essas remessas são categorizadas como cortesia e poderão ser alteradas sem aviso previo.

      • Érica Brasilino
        23 nov 2017

        Isso é ótimo!!!!! Só veja direitinho onde tem agências deles e quanto você tem que pagar para sacar no 24 de um outro banco. Te digo isso porque tenho conta no Chase e minha agência é em Miami. Só que moro em Washington DC. Adivinha… não tem Chase aqui!!!! Se eu precisar depositar dinheiro não tem como. Ou me pagam em cheques ou transferem direto pra minha conta. E se eu preciso sacar também na rede 24 horas é um valor astronômico. Obrigada pela info, quem sabe eu abra uma conta lá.
        Abraços