EUA New York O que fazer em Washington DC Viagens Washington

Viagem de trem entre Nova Iorque e Washington DC

15 de setembro de 2017

Se você estiver em Nova Iorque ou em Washington DC, sabia que dá para fazer o trajeto entre as duas cidades de trem e conhecer lugares maravilhosos numa única viagem?

Mês passado uma grande amiga que fiz no Togo estava em NYC com os filhos numa conexão para outro país, não pensei duas vezes e fui ver eles. Afinal… ela morando no Togo e nós em DC, quando eu poderia tomar um café com ela novamente? Entre as opções que eu tinha para chegar lá, optei pelo trem.

A Amtrak é a maior rede ferroviária dos EUA e cobre mais de 500 cidades em 46 estados. Os tickets variam de preços, desde os valores “populares” até os mais caros de primeira classe (como uma passagem de avião) e se você se programar com antecedência, consegue um bom valor.

A viagem entre NYC e DC custa a partir de U$49. Fiz milhares de simulações no site e não vi valores mais baratos que este. Após descobrir que não pagaria menos que isso num trecho fechei os bilhetes de ida e volta por U$98. Não achei caro considerando que de avião o mais barato para o trajeto seria U$250 para a época e a pouca antecedência para a viagem. Talvez seja possível encontrar mais em conta, mas como comprei um mês antes de viajar, estes foram os melhores valores.

A Amtrak oferece 4 tipos de tarifas para um mesmo trajeto: Saver, Value, Flexible e Premium. Comprei meus tickets na tarifa Saver que é uma tarifa não reembolsável e também não é possível fazer um upgrade para a business ou primeira classe. Mas como era um trajeto curto de 3 horas… eu honestamente não me preocupei com isso.

A saída para NYC de Washington é feita pela Union Station. A estação em si é um luxo. Um dos prédios mais bonitos de DC onde fotógrafos e amadores se deleitam com tanta riqueza de detalhes. O embarque é feito 15 minutos antes do trem partir, porém como seres humanos adoram filas em qualquer lugar do mundo, se você quiser um assento na janela, eu aconselho que você chegue pelo menos 30-45 minutos antes do trem partir.

Quando embarquei escolhi o Silent Car. Neste carro ligações telefônicas são proibidas, o uso do celular é liberado para mensagens e internet no modo silencioso apenas. Os assentos não são demarcados, então chegou, sentou. Eu fiquei muito animada quando soube do Silent Car porque fiquei morrendo de medo de estar no mesmo vagão daquelas pessoas que falam mais que a boca por 2 horas no telefone. Peguei um assento na janela do lado esquerdo (indicação do marido), pois segundo ele na ida para NYC era o lado que eu teria acesso a uma vista melhor. E ele não estava errado.

No carro que eu estava tinha wi-fi, tomadas para carregar os equipamentos eletrônicos e banheiros. Se você por acaso sentar no corredor, terá que pedir para a pessoa da janela conectar o seu eletrônico para você. Mais um motivo pelo o qual é bom chegar para o embarque com antecedência, assim você não precisa se preocupar de incomodar o próximo.

O trem que faz rotas consideradas curtas também conta com o Café Car. É um carro que tem uma lanchonete e mesas com cadeiras. Eu tomei café puro com um ham, egg and cheese sandwich. Além de ser caro, não era lá essas coisas…, mas na hora da fome… desce qualquer coisa. Eles aceitam cartão de crédito e dinheiro em espécie. Você pode optar por comer no Café Car ou voltar para o seu assento e utilizar a bandeja (como no avião). Eu comi no meu assento, pois estava viajando sozinha e tinha que olhar as minhas coisas.

No geral, a viagem entre NYC e DC é bem confortável. O trem da Amtrak me surpreendeu muito. Sempre tive vontade de andar de trem que não fosse um metrô em área urbana e fiquei bem impressionada. Carros climatizados, banheiros, vagão para refeições, wi-fi, tomadas, poltronas reclináveis. Meu único adendo é não fazer o que eu fiz de ir e voltar no mesmo dia. Confesso que eu apaguei na viagem de volta de tão cansada que eu estava.

A Amtrak oferece um App onde você não precisa imprimir o voucher de embarque, é só apresentar o ticket na tela do celular para embarcar. Eu achei bem prático. Outra praticidade da viagem de trem, é que o embarque comparado a uma viagem de avião é muito mais rápido. E você pode levar normalmente suas bagagens com você.

A própria Amtrak te dá dicas de destinos que você pode conhecer pelos EUA de trem. É só acessar este link aqui e começar a sonhar com a sua próxima viagem.

E você, já viajou de trem pelos EUA? O que achou da experiência?

Compartilhe

Por Érica Brasilino

0

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário