Olá queridos,
Primeiramente quero me desculpar pelo sumiço, uma das minhas melhores amigas está nos visitando aqui no Togo e estou bem afastada das redes sociais para focar na presença dela aqui. Tenho levado ela para todos os cantos da cidade e ensinado a ela sobre a cultura togolesa/africana. Por este motivo o blog também está bem parado. Prometo que assim que ela retornar ao Brasil 🙁 voltarei a postar duas vezes por semana 🙂
Hoje vou falar sobre a isenção de visto canadense para os brasileiros. Efetivo desde ontem (1/5/17), caso você brasileiro já tenha tido um visto canadense nos últimos dez anos ou tenha um visto de turismo americano válido, você está apto a aplicar para o eTA (Electronic Travel Authorization) algo como autorização eletrônica de viagem.

Crédito: Visto para o Canadá
Eu já tive dois vistos canadenses de trânsito, cada um dava direito a duas entradas simples (ida e volta). Mesmo com o visto de trânsito, foi possível solicitar meu eTA e ter o visto canadense de turismo aprovado em minutos. Você pode estar se perguntando… para que eu quero um visto canadense se não penso em visitar o país? Eu aconselho você que tem um visto americano, aplique de qualquer maneira para o eTA pois a Air Canada sempre faz promoções de vôos entre Guarulhos e NYC com escala em Toronto. Perder uma promoção por não ter o visto canadense hoje em dia não é mais desculpa 😉
Para solicitar o visto acesse a página http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp e responda qual a sua situação para descobrir se você pode solicitar o eTA. Vale lembrar que esta autorização é válida apenas para turistas que entrarem no Canadá por ar. Se você planeja viajar por mar ou por terra, será necessário aplicar para o visto de turismo normalmente. Caso você tenha dificuldades com inglês ou francês acesse o link Português para ter acesso ao documento em PDF explicativo no nosso idioma.
Ontem em apenas 5 minutos solicitei meu eTA e ele foi aprovado na hora. Preenchi o formulário online, paguei a taxa de $7 dólares canadenses no cartão de crédito e dois minutos após finalizar a transação, recebi no meu email a autorização de viagem. O visto pode ter validade de cinco anos ou ser válido até o vencimento do seu passaporte, o que acontecer primeiro. No meu caso, meu passaporte atual vence em 06 de maio de 2019 e o visto canadense foi emitido com a data de expiração para o dia 5 de maio.
O sistema é muito fácil de preencher e você não precisa pagar intermediários para solicitar a autorização. Aconselho você a imprimir o email que será enviado pelo governo canadense com o número da sua autorização (o número começa com a letra J).
Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo,
Até o próximo post 🙂
Por Érica Brasilino
1Pessoas comentaram