Receitas

Paçoca Cremosa

25 de abril de 2017

Hoje é um daqueles dias que tudo amanheceu dando errado. Me arrumei para ir malhar e caiu a energia. A eletricidade no Togo é instável e o nosso gerador não deu conta. Estou aqui de castigo trancada, enquanto o eletricista tenta trazer a eletricidade de volta para essa casa… decidi cozinhar. Desde que mudamos para o Togo em agosto do ano passado, eu não soube mais o que é cozinhar. Ter a Berenice (minha fiel amiga e cozinheira, passadeira, arrumadeira, babá de gato) é uma benção. Confesso que quando formos embora daqui sentirei saudades dela (e da comida maravilhosa, e de ter unhas feitas que duram uma semana inteira por não ter que lavar louça…).

Quem é meu amigo sabe a tara que eu tenho por paçocas. E as minhas estão chegando ao fim. Comecei a pesquisar receitas de paçoca caseira e me deparei com uma cremosa no Pinterest. A produção de amendoins no Togo é em larga escala, e é possível encontrar em cada esquina senhoras com uma barraquinha vendendo entre frutas e legumes, garrafas de amendoim torrado, doce, e um outro que muito lembra o nosso pé de moleque. Por 1000X XOF (R$5) é possível comprar uma dessas garrafas abaixo de amendoim.

IMG_4401

Como a Bere não está trabalhando hoje, posso usar a cozinha (dela) á vontade. E estou chocada que minha paçoca cremosa deu certo. Então sem mais delongas, segue a receita:

Paçoca Cremosa

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395g)

1 e 1/2 xícara de leite (360ml)

1 colher de sopa de manteiga

500g de amendoim torrado e moído (4 xícaras de chá)

1 lata de creme de leite (300g)

Amendoim para decorar (a gosto)

Modo de Preparo

Numa panela adicione o leite condensado, o leite e a manteiga. Mexa em fogo médio até desgrudar da panela.

Retire do fogo e acrescente o amendoim torrado moído grossamente. Eu bati no liquidificador por 30 segundos. Acrescente também o creme de leite e mexa bem. Eu não utilizei a lata inteira que pede a receita, usei meia lata de creme de leite e deu certo.

A maioria das receitas no Pinterest falam para servir em copinhos. Eu coloquei num refratário único e decorei com amendoim moído por cima. Fica a seu critério.

Sirva quente ou frio.

IMG_4400

 

Até o próximo post 🙂

 

 

 

 

Compartilhe

Por Érica Brasilino

2

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • flaviamarch
    25 abr 2017

    Maravilhoso, amooo paçoca!!!
    Adorei a receita, sou péssima na cozinha, mas doce me aventuro.
    (Adorei as garrafinhas de amendoim)

    • Érica Brasilino
      26 abr 2017

      As garrafinhas são reutilizáveis aqui… qdo acabamos de comer levamos de volta pra nossa vendedora/amiga e ela reutiliza. É impressionante como a falta de material faz com que as pessoas aprendam a reciclar. Faz a receita sim, fiz aqui ontem e já acabou, a Bere amou!