EUA O que fazer em Washington DC Washington

Newseum – Museu da Notícia

31 de Março de 2017

O post de hoje é sobre um dos museus mais interessantes de Washington, o Newseum – Museu da Notícia (tradução livre), que está localizado perto do National Mall e do Capitólio.    O Newseum é um museu digital que defende a liberdade de expressão e de imprensa, e procura mostrar através de exibições, como a mídia livre é capaz de ajudar a escrever a história da humanidade.


Localizado na 555 Pennsylvania Avenue, o Newseum é um dos únicos museus pagos da cidade. A entrada custa U$21 porém, você tem direito a dois dias seguidos de acesso com uma entrada. Caso não consiga ver todo o museu num dia, poderá voltar no outro de graça para finalizar o seu passeio. Visitei o museu um pouco antes de mudar de DC e confesso que deveria ter ido lá mais vezes mesmo sendo pago. O museu teve um impacto muito grande sob a minha perspectiva/idéia sobre a cultura americana e como eles tratam a liberdade de expressão (mesmo ultimamente ela tendo passado por alguns “challenges” por lá).

Logo na entrada do museu todos os dias são expostas as manchetes dos principais jornais do mundo inteiro. Essa exibição é gratuita e pode ser vista por quem passa pela calçada. Uma ótima maneira de se manter informado seja você de onde for.

Eles tem várias exibições entre fixas e temporárias. As que eu mais gostei foram:

Pulitzer Prize Photographs Gallery: Nessa exibição você pode ver as fotos ganhadoras do maior prêmio jornalístico do mundo. A foto que mais impressionou e que eu já conhecia a história por trás da foto é a Starving Child and Vulture do fotógrafo Kevin Carter de 1993. Quando fiz aulas de fotografia, essa foto foi tema de uma das minhas aulas e sempre me assombrou. Ver a original exposta no museu foi impressionante. Caso tenha curiosidade sobre a foto e o autor, você pode ler mais sobre a obra aqui.

NBC News Interactive Newsroom: Nessa exibição você escolhe se será um apresentador de telejornal ou repórter e grava num estúdio de verdade uma matéria de 4 minutos que pode ser sobre futebol americano, previsão do tempo ou uma entrevista em estúdio. Fiquei sentada assistindo vários alunos brincarem de repórter e achei bem bacana.

IMG_2835

Journalists Memorial: Um painel gigantesco com o nome de jornalistas que morreram no mundo apenas por perguntar algo que não deveria ser perguntado ou por escrever um artigo que não deveria ser publicado. Vi neste mural o nome do Tim Lopes, jornalista da Rede Globo assassinado por traficantes no Rio de Janeiro. Você pode acessar a informação que está no mural neste link interativo.

Berlin Wall Gallery: Uma das mais interessantes exibições do museu, lá você pode ver ao vivo e a cores um fragmento do Muro de Berlin e uma das torres de observação em tamanho real. É impactante ficar em pé em frente ao muro que dividiu um país por tantos anos e fez tantas pessoas sofrerem. Imaginar a separação entre famílias e amigos é muito forte.


9/11 Gallery Sponsored by Comcast: A galeria mais impactante de todas pra mim, talvez porque eu lembre mais vivamente do dia do ataque de 11 de Setembro do que da queda do Muro de Berlim, nessa exibição você tem acesso a informações de como as redes de televisão e os fotógrafos nos EUA reagiram ao ataque ás Torres Gêmeas. Entrevistas em primeira pessoa fazem você se emocionar com os relatos de quem estava naquele dia fatídico tentando contar ao mundo o terror que assolou NYC. Neste link aqui você pode assistir a uma das várias entrevistas em exposição no Newseum. Impossível não chorar nesta parte do museu.

Você também pode visitar o terraço do museu e ter uma vista fantástica dó Capitólio e da National Gallery of Art. É de tirar o fôlego.

IMG_2088

Este é um dos lugares em DC que você tem que visitar. Mesmo sendo pago, acho válida a afirmação americana de que o direito de expressão é um dos mais importantes e isso tem impacto diretamente com tudo o que está acontecendo no mundo atualmente. Ter acesso á informação não apenas é um direito do cidadão mas também é dever do Estado. Por morar num local onde as pessoas não conseguem exercer este direito, hoje vejo como sou sortuda de ser nacional de um país que apesar de todos os problemas, as pessoas se expressam e conseguem unidas mudar a história de alguma maneira.

Caso você visite o Newseum ou tenha mais perguntas a respeito, deixa uma mensagem nos comentários,

Até o próximo post. =0)

 

 

 

 

 

Compartilhe

Por Érica Brasilino

0

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário