Viagens

Primeira viagem de avião, o que fazer?

17 de março de 2017

As passagens foram compradas, as malas já estão prontas e chegou o grande dia da sua primeira viagem de avião… mas o que fazer? No post de hoje explico passo a passo como é viajar de avião em vôos nacionais e/ou internacionais.

plane-taking-off-300x218

Crédito: http://www.avioesemusica.com

Você optou por viajar no segundo meio de transporte mais seguro do mundo, os aviões perdem apenas para os elevadores neste quesito. Claro que infelizmente quando um cai o número de vítimas é muito grande e a mídia fica em polvorosa assustando mais ainda quem tem pavor da idéia de voar, porém te garanto que voar além de rápido é mais seguro do que o automóvel.

A primeira dica como comissária de bordo formada que sou é, um dia antes e no dia da viagem evite a todo custo comer qualquer alimento que cause gases como feijão, batata, ovos, repolho, batata doce, salsicha, melão,  entre outros. A altitude faz com que os gases se expandam dentro do seu corpo e isso pode causar incômodo intestinal.

No dia do vôo se ele for nacional o ideal é chegar ao aeroporto duas horas antes do vôo, para vôos internacionais eu aconselho três horas antes. Sempre vejo os sites/blogs dizerem uma hora para nacionais e duas horas para internacionais… this is bullshit. Chegar uma hora antes de qualquer vôo é a pior besteira que você pode fazer. Até porque você não quer correr o risco de não embarcar porque a fila na segurança estava enorme.

Quando você se deslocar para o aeroporto não é necessário levar o comprovante de compra impresso. Hoje em dia existem cartões de embarque eletrônicos com o código de barras disponível para o App Wallet da Apple. Você apresenta apenas a tela do celular e o funcionário da cia aérea já te localiza no sistema. Se você for old school imprima e seja feliz (eu sou super encanada e levo tudo impresso). Vôos nacionais você precisa apenas do RG com menos de dez anos de emissão para viajar. O mesmo vale para vôos para países que façam fronteira com o Brasil. Caso você vá para um país que não faça, você precisará de passaporte e fique atento caso o país em questão exija um visto de entrada.

F_200708_August25ed_353264a

http://www.lowcostportugal.net

Ao chegar ao aeroporto informe ao taxista ou ao seu amigo/familiar que está te levando qual cia aérea você voará. É muito mais fácil desembarcar do carro no terminal da cia ao invés de você andar quilômetros desnecessariamente para achar o balcão de check in. Ao chegar ao balcão, entregue seu documento de identificação e eles irão emitir o seu bilhete de embarque e irão recolher a sua bagagem, caso você vá despachar alguma. Após fazer o check in, é hora de passar pela segurança. O processo de segurança pode variar um pouco de país para país ou de aeroporto para aeroporto, porém na grande maioria você precisará colocar sua bolsa e mala de mão numa esteira e essa bagagem será scaneada por um computador para averiguar se você leva algo que cause algum risco aos passageiros. Em alguns países como os EUA eles exigem que você fique descalço, tire cintos, blusas de frio, chapéu, óculos escuros e tire todos os equipamentos eletrônicos de dentro das bolsas. Por conta dessa etapa eu sempre viajo com roupas extremamente confortáveis e fáceis de serem revistadas e retiradas se necessário. Viajar por si só já é um estresse… não tem porque dificultar a vida dos agentes de segurança e dos demais passageiros que estão logo atrás de voce na fila (infelizmente nem todo mundo pensa assim 🙁 )

boardingpassAA

Crédito: http://www.aa.com

Após passar pela checagem de segurança você muito provavelmente cairá dentro de um Dufry – Duty Free, principalmente se estiver indo pro exterior. Eu o aconselho a não gastar dinheiro agora. Você não vai querer começar a sua viagem já com peso extra uma vez que você terá a oportunidade de passar pelo mesmo Dufry na volta. Segure a emoção (e a carteira). Dependendo do aeroporto que você estiver, a espera não é tão ruim. Quando estou no Brasil vindo pra fora eu aproveito para comer tudo o que posso e mais um pouco, uma vez que quem mora fora sempre sente muita saudade da comida de casa. O meu aeroporto favorito por ordem de amor são o MIA Miami International (que tem um mexicano chamado Antojitos maravilhoso), o GRU Guarulhos International que agora tem Olive Garden e Red Lobster, o Barajas International em Madri na Espanha e o Internacional de Lisboa em Portugal. Estes quatro oferecem comida e wifi decente, caso sua espera seja muito grande não será tão desesperadora assim.

Após passar pela segurança e não falir no Dufry é hora de sentar e relaxar. Localize pelos monitores espalhados pelo aeroporto o seu portão de embarque. Dica de ouro, se você estiver embarcando em Congonhas fique de olho a cada 5 minutos. Eles são famosos por mudarem o portão de embarque no último segundo. Ao localizar o seu portão sente perto dele, leia um bom livro, escute música, faça check in no FB, ou seja, espere o seu momento de embarcar. Geralmente 40-30 minutos antes do vôo sair o procedimento de embarque é inicializado. Não é necessário fazer fila desesperadamente achando que o avião não terá um assento para você (odeio isso). Os funcionários da cia chamarão as prioridades, depois a primeira classe, depois os intermediários e depois todo o povão (eu sempre estou inclusa no povão). Eles irão scanear o código de barras do seu tíquete e você poderá finalmente embarcar. Haverá uma comissária/o na porta do avião para lhe indicar de que lado é a sua poltrona de acordo com o que está escrito no seu bilhete. Haverá um compartimento acima do seu assento chamado bagageiro (overhead bin) e você poderá acomodar sua bagagem lá. Sente no assento definido na sua passagem e afivele os cintos na posição vertical. Não se esqueça de deixar a mão seu entretenimento de bordo como revistas, gibis, palavras cruzadas, iphone, ipad, e-reader, computador. Lembrando que os eletrônicos devem estar desligados para pousos e decolagens porém, durante o vôo o uso no modo avião é livre.

NanoLumens-Aeropuerto-Stansted-de-Londres-2

Crédito: Google.com/Images

Antes do avião decolar os comissários irão oferecer balas. ACEITE. Elas servem para você mastigar enquanto o avião levanta vôo para evitar que o seu ouvido “feche”. Durante o pouso e a decolagem os comissários assim como você deverão permanecer sentados e com os cintos afivelados, por isso nada de apertar o botão de chamada de comissários pois eles não poderão te ajudar.

Quando o comandante apagar o aviso de afivelar cintos você poderá ir ao banheiro e se esticar um pouquinho. Nestes primeiros 20-30 minutos os comissários estarão preparando o serviço de bordo. Se for um vôo longo há chances de servirem almoço, jantar ou café da manha. Não espere nada 5 estrelas, somente algo decente para te segurar a fome até o destino final. Evite pedir para repetir… geralmente o número de refeições é contado.

tilbartels

Crédito: http://www.stern.de

Durante o vôo pode ocorrer turbulência. Caso isso ocorra os aviões e a tripulação são preparados para passar por isso. Fique calmo que tudo ficará bem. Evite beber bebida alcoólica durante o vôo, a alta altitude faz com que fiquemos bêbados muito mais rápido.

Ao chegar ao destino caso seja internacional, os comissários passarão formulários de imigração que devem ser preenchidos antes do avião pousar. Por isso é importante manter os dados do hotel e/ou amigo que vai te hospedar em mãos. Quando o avião chegar ao aeroporto pode demorar pelo menos uns 20 minutos até ele taxiar (manobrar) na pista e chegar ao portão para desembarque. Não adianta ficar desesperado e já levantar, tenha paciência e espere ate todos serem autorizados a sair. Lembre-se de sua bagagem no compartimento acima de sua cabeça e verifique se não deixou nenhum pertence para trás.

Ao desembarcar lembre-se de verificar em qual esteira suas bagagens serão entregues. Pode acontecer de você ter que esperar pelo menos de 30-60 minutos para conseguir a bagagem.

2013-665976634-2013-665852630-2013112177030.jpg_20131121.jpg_20131122

Crédito:http://www.oglobo.com

Então é isso, este post foi um pequeno resumo do que seria uma viagem de avião. Espero que te ajude a ter uma ideia do que te espera caso você tenha acabado de comprar sua primeira passagem. Desejo uma ótima viagem, com grandes recordações e muito divertimento.

Ate o próximo post  =)

 

 

Compartilhe

Por Érica Brasilino

0

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário