América EUA O que fazer em Washington DC Viagens Washington

Assassinato do Presidente Lincoln Walking Tour

16 de Janeiro de 2017

Uma das histórias que mais fascinam os americanos é a fatídica noite do assassinato do 16º presidente dos EUA Abraham Lincoln. Claro que ele é um dos mais importantes presidentes da história americana, tanto que seu memorial é um dos mais belos e mais visitados . Lincoln foi o presidente que manteve os EUA na linha durante uma de suas piores épocas a Guerra Civil e aboliu a escravidão. Autodidata o advogado concorreu a presidência em 1858 e por sua posição firme contra a escravidão angariou inimigos por todo o sul, conseguindo votos para a sua eleição majoritariamente nos estados do norte onde os negros já viviam de alguma forma livre. Após sua eleição, 7 estados escravocratas do sul (Alabama, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Louisiana e Mississipi) decidiram se separar dos EUA, levando a nação à sua guerra mais sangrenta. Mesmo sendo o líder de uma nação dividida (será que a história está se repetindo?) Lincoln saiu de cena em vida para se tornar uma lenda após sua morte.

Durante nossa estadia em Washington, fizemos um dos muitos Walking Tours que são oferecidos pela cidade onde você paga o quanto você acha que vale. Nosso walking tour teve início na Lafayete Square em frente a estátua do senhor Andrew Jackson. O tour durou cerca de duas horas e percorreu cerca de 1.6km num dia muito frio. O guia explicou com riqueza de detalhes toda a trama que levou ao assassinato do presidente Lincoln, as pessoas envolvidas, os locais onde os ataques aconteceram e dá uma grande ideia mesmo para quem não é americano e nunca estudou a história deles, como os americanos do sul viam o Lincoln como um problema a ser eliminado principalmente por sua posição contra a escravidão. O tour termina no Ford’s Theater e Petersen House, o local do assassinato do presidente e consequentemente a casa do outro lado da rua onde ele veio a falecer na manhã do dia seguinte. Estes walking tours geralmente não incluem o valor de entrada no teatro nem na Petersen House. Caso você tenha interesse em entrar e visitar deve adquirir as entradas antecipadamente.

O teatro se tornou um museu e há exposições sobre o mandato do presidente Lincoln, sua vida, morte e curiosidades sobre o complô que deu fim à vida dele. Na área do teatro ao longo do dia, Park Rangers (funcionários do teatro) dão pequenas palestras contando detalhes sobre a noite do assassinato, onde o presidente estava sentado, quem estava com ele na bancada e como a platéia reagiu aos eventos daquela noite. Em uma outra área do teatro há uma exibição que mostra os eventos que aconteceram logo após o assassinato, como as decisões foram tomadas pelo governo para encontrar os culpados e dar continuidade ao legado do presidente Lincoln e também a fuga ensandecida do ator que se tornou o homem mais procurado até então da história americana.

Logo do outro lado da rua é possível visitar a Petersen House, casa que ficou famosa por ter sido o local onde o presidente Lincoln faleceu. A casa pode ser visitada mas somente de 15 em 15 pessoas. Eles mantiveram tudo exatamente da mesma maneira como era no dia do assassinato. O ticket de entrada no Ford’s Theater dá direito a visitar a Petersen House. Nessa casa também foram conduzidas as investigações e os interrogatórios daqueles que foram presos associados ao complô contra o presidente.

Caso você tenha interesse em entrar no museu eu indico comprar os tickets com antecedência clicando aqui. Quase impossível comprar no mesmo dia, uma vez que este local é uma das atrações mais visitadas na cidade, principalmente por grupos enormes de estudantes on field trips. Custa apenas U$3 e se você for um aficionado por história como eu será um prato cheio de cultura e informação. Claro que no meu caso o fato de ser casada com um americano que também ama história é uma outra desculpa para que a gente faça este tipo de turismo. Se você tiver interesse em um “pague o quanto vale walking tour” clique aqui.

E você já visitou o Ford’s Theater ou planeja visitar? Compartilha comigo a sua experiência na caixa abaixo ou faça sua pergunta sobre o tour.

Até o próximo post  =0)

 

 

 

Compartilhe

Por Érica Brasilino

2

Pessoas comentaram

Post anterior:


Próximo post:


Comente via Facebook

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • […] O teatro que ficou mundialmente famoso por ter sido palco do assassinato do Presidente Lincoln. Tour guiado, mini museu e uma infinidade de informações sobre o fatídico dia. Se você curte história o passeio é um prato cheio. Comentei sobre ele neste post aqui. […]

  • […] O teatro que ficou mundialmente famoso por ter sido palco do assassinato do Presidente Lincoln. Tour guiado, mini museu e uma infinidade de informações sobre o dia fatídico. Se você curte historia o passeio e um prato cheio. Comentei sobre ele neste post aqui. […]